Na Lumera, levamos a sério cada etapa da sua experiência.
Nos comprometemos a oferecer joias legítimas, com qualidade garantida, informações claras e respeito ao que é estabelecido por lei.

Antes de chegar até você, cada joia passa por uma rigorosa análise de qualidade para garantir que esteja perfeita em todos os detalhes.

Todas as nossas joias possuem certificados de autenticidade individuais com referência da peça e data da compra. Este certificado é indispensável para qualquer ação referente a devolução, troca ou garantia. 

Por isso, criamos uma política objetiva, transparente e justa. Leia atentamente os termos abaixo, pois, ao concluir sua compra, você concorda integralmente com as condições aqui descritas.

Responsabilidade de uso

As joias da Lumera são peças legítimas, feitas em prata de lei e, em muitos casos, com pedras naturais. São delicadas por natureza e exigem cuidados específicos para preservação da beleza e durabilidade.

A conservação da peça é de responsabilidade do cliente. Isso inclui:

  • Armazenamento adequado

  • Evitar quedas, impactos e atrito com outras superfícies

  • Não expor à água do mar, piscina, produtos químicos ou cosméticos

  • Evitar uso durante atividades físicas ou de contato

Todas essas orientações constam no Certificado de Autenticidade enviado com sua joia. O não cumprimento dessas instruções pode causar danos irreversíveis e anula qualquer possibilidade de troca ou garantia.

Direito de arrependimento – 7 dias corridos

Conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você tem direito de desistir da compra em até 7 dias corridos, a contar da data de recebimento do produto.

Para que o pedido de devolução seja aceito:

  • A joia deve estar sem uso, sem sinais de desgaste e em perfeitas condições, com embalagem original, etiquetas, brindes e acessórios

  • A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo e-mail: [email protected], dentro do prazo legal

  • O produto passará por análise interna ao retornar

Nesse caso, o frete de devolução é custeado pela Lumera.

Quando a sua devolução for recebida, a peça será submetida a uma análise e todos os itens serão conferidos. A conferência pode levar até 72 horas úteis. Após a análise ser aprovada, o seu estorno será realizado em até 15 dias, de acordo com a sua forma de pagamento. Em casos de compras realizadas com pagamento por cartão de crédito, enviaremos um comprovante de devolução, e os prazos de estorno dependerão da sua operadora de cartão, podendo variar entre elas.

Em caso de constatação de utilização, defeito não relatado ou ausência de algum item ou acessório mencionados acima, a devolução será desconsiderada, e um laudo será enviado ao cliente apontando o que não estiver em conformidade. Desta forma, o estorno será cancelado e o frete reverso será por conta do cliente.

Trocas por motivo pessoal ou fora do prazo legal

A Lumera não realiza trocas após o prazo legal de 7 dias corridos.

Todas as descrições de medidas, peso, cores e variações naturais estão presentes em nossos anúncios. É de responsabilidade do cliente verificar essas informações antes de finalizar a compra.
Se houver dúvida, recomendamos entrar em contato com nosso atendimento antes de concluir o pedido.


Garantia

Todas as joias Lumera possuem garantia legal de 90 dias contra defeitos de fabricação, a contar da data de recebimento.

Defeitos de fabricação podem ser observados de forma imediata, como, por exemplo: soldas mal realizadas ou peças soltas e mal encaixadas.

A garantia não cobre:

  • Oxidação e escurecimento natural, ou causados por produtos químicos

  • Limpeza e polimento das peças

  • Peças ou pedras amassadas, arranhadas, descoladas, quebradas ou perdidas

  • Correntes arrebentadas

  • Danos por mau uso ou desgaste natural

  • Ajustes de tamanho, aperto de garras ou personalizações

Em caso de solicitação de garantia, entre em contato através do e-mail: [email protected], onde o responsável pela área entrará em contato e solicitará algumas informações e fotos do seu produto. Esteja atento ao seu e-mail, inclusive à caixa de spam.

Caso a peça se enquadre nos critérios de defeito de fabricação, como os exemplos informados acima, emitiremos uma etiqueta de envio para o reparo da peça. Caso não seja possível o reparo e o produto esteja disponível em estoque, enviaremos um novo. Se o produto não estiver disponível, realizaremos o estorno de acordo com a forma de pagamento escolhida no ato da compra, no prazo de até 15 dias úteis.

Caso seja constatado de imediato que o dano não decorre de defeito de fabricação, a garantia será recusada.

Em casos de retorno da peça para avaliação e constatação de que o dano não é coberto pela garantia, a peça será devolvida ao cliente mediante pagamento do frete de reenvio.

O laudo técnico será disponibilizado para ciência do cliente.Sobre estorno de valores ou troca de produto:

Estorno de valores e troca:

Em casos de solicitação de troca ou estorno, será considerado o valor final efetivamente pago pelo cliente, já descontadas eventuais promoções, cupons ou abatimentos aplicados no momento da compra.

Assim, por exemplo, caso um item tenha preço original de R$300,00, mas tenha sido adquirido com desconto, totalizando R$250,00, este será o valor utilizado como base para o procedimento de estorno ou para a seleção de um novo item em caso de troca. Se a nova peça escolhida tiver valor superior, a diferença deverá ser paga pelo cliente.

Sobre oxidação

A oxidação é uma reação natural da prata ao contato com o ar, suor e pH da pele.
Ela não é considerada defeito de fabricação e não compromete a qualidade da joia.

Pode ser removida com produtos adequados (como flanela mágica ou limpa-prata) e é reversível com a manutenção correta.

Sobre pedras naturais

As pedras utilizadas em nossas joias são adquiridas de fornecedores de confiança e reconhecidos no setor.
Não existe, por lei, obrigatoriedade de certificação gemológica individual para cada pedra comercializada no Brasil.

Isso nos permite manter preços acessíveis, sem comprometer a autenticidade.
Caso deseje, você pode solicitar avaliação por gemólogo ou instituição especializada. Em caso excepcional de divergência entre o material recebido e a descrição fornecida, será necessária a apresentação de um laudo oficial emitido por profissional legalmente habilitado (com certificação CNRMG ou equivalente).

A Lumera analisará o documento apresentado e, caso se confirme a não conformidade, garantimos total suporte para a resolução do caso, com base no Código de Defesa do Consumidor.

Atendimento

Para solicitar trocas, devoluções ou garantia, entre em contato exclusivamente por e-mail:
📩 [email protected]
Responderemos com todas as orientações para o processo.

Transparência e compromisso

A Lumera atua com ética, seriedade e respeito aos seus clientes.
Nosso compromisso é entregar joias legítimas, com informações claras e atendimento responsável.

Ao concluir sua compra, você concorda com os termos desta política.